Podemos fazer uma comparação entre o objetivo de atingir a independência financeira com o objetivo de atingir o topo de uma montanha. Veja as semelhanças:

  • Você precisa definir o cume que pretende atingir, ou seja, seu objetivo antes de dar o primeiro passo;
  • Você precisa buscar conhecimento antes de iniciar a escalada;
  • Precisa fazer um bom planejamento sobre o que fazer, como fazer e quando fazer;
  • Precisa adquirir as ferramentas que serão necessárias para garantir a sua sobrevivência na jornada;
  • Precisa subir aos poucos, passando por fases de adaptação em cada etapa da subida;
  • Precisa estar preparado(a) para enfrentar os imprevistos;
  • Precisa buscar autodesenvolvimento para se tornar uma pessoa melhor;
  • Precisa entender que o caminho é mais importante que o objetivo final.

Os itens mais importantes da lista acima são os dois últimos. Ninguém atinge a independência financeira sem compreender a importância de se tornar uma pessoa melhor durante o processo. O mesmo vale para aquele que toma a decisão de subir até o topo de uma montanha.

Nos dois casos você precisa ser disciplinado, organizado, paciente, motivado, criativo, cuidadoso, corajoso, perseverante, ético, além de gostar de planejar, estudar e aceitar assumir riscos.

No final do processo, quando você conseguir atingir o cume e conquistar sua independência financeira, verá que acabou conquistando coisas mais valiosas do que o patrimônio que permitirá a você viver de renda.

Seus novos conhecimentos, virtudes e valores que foram adquiridos ou aperfeiçoados durante o caminho não podem ser comprados ou tirados de você. Você terá conquistado os únicos tesouros que são realmente seus.

A sua independência financeira será apenas um bônus, um prêmio adicional, por todo desenvolvimento pessoal que você terá conquistado para chegar no cume da montanha.

Motivos que motivam

Você já parou para pensar por qual motivo pessoas de todo mundo morrem tentando escalar as montanhas mais altas do planeta?

O cume da montanha só serve como orientação, como ponto fixo de referência. É exatamente como a independência financeira. A satisfação de chegar lá no topo é apenas um bônus. O importante para essas pessoas é todo o processo de enriquecimento pessoal que a levará até o destino, que pode ser o topo da montanha ou o enriquecimento financeiro.

O risco que você corre ao iniciar esse tipo de jornada é se transformar em uma pessoa totalmente diferente daquela que deu o primeiro passo. Não importa se você terá tempo de desfrutar sua independência financeira. Você acha que os montanhistas estão realmente preocupados se eles vão ou não morrer durante a subida? Se isso fosse importante eles ficariam em casa assistindo televisão. O importante é a caminhada e não o destino final.

Dilema do cume

Quando você chegar no topo, terá um problema para resolver. Você terá que tomar uma decisão sobre o que irá fazer agora que não precisa mais trabalhar por dinheiro, por ter um patrimônio capaz de cobrir todas as suas despesas.

Certamente você vai pensar sobre isso antes de iniciar a escalada. O problema é que a pessoa que chegará no topo não será a mesma pessoa que iniciará a jornada. A sua decisão final será influenciada pela pessoa que você se tornará.

O que você vai fazer com a sua independência financeira é uma questão pessoal. Faça seus planos hoje e aceite a ideia de que você mudará com o tempo e certamente fará planos diferentes quando a independência chegar.

Quando eu cheguei no topo da minha montanha, me deparei com esse problema. Os planos que fiz no início e durante a minha escalada deixaram de ter significado e importância. A independência financeira permitiu mudar minha atividade profissional que era ligada à tecnologia para uma atividade ligada ao universo da educação. Tomei a decisão de descer a montanha para ajudar aqueles que estavam subindo. É por esse motivo que você está aqui lendo esse artigo através de um projeto de educação.

O que você vai fazer quando chegar no topo, dependerá do tipo de pessoa que você se tornará durante a escalada.

Chegando no topo

Chegar no topo se tornará fácil quando você desenvolver seus conhecimentos, valores e virtudes. Quando você chegar lá em cima e olhar para baixo verá que seu maior tesouro foi conquistado durante a subida. Isso criará um enorme leque de possibilidades sobre o que você fará com sua independência financeira. Nem sempre as possibilidades mais interessantes que vão surgir no futuro tem alguma relação com os planos que você você está fazendo agora no início do processo. Isso é ótimo por sinalizar que você evoluiu enquanto caminhava.

O vídeo abaixo mostra que a montanha que já foi considerada a mais difícil do mundo pode ser escalada com facilidade, em poucas horas, quando você está preparado para isso. É a habilidade de você conquistará o seu maior tesouro ao atingir a sua independência financeira.


Volte e ajude as pessoas

Não importa a sua profissão. Toda atividade profissional tem alguma relação com a sua capacidade de melhorar a vida das pessoas. É quando atingimos a nossa independência financeira que temos a grande oportunidade de colaborar com a caminhada das pessoas sem priorizar o dinheiro. O contrassenso é que será justamente quando o dinheiro não for a sua prioridade que mais o dinheiro irá aparecerá como o resultado de um trabalho movido pelo prazer em fazer aquilo que você realmente gosta de fazer. Você irá descobrir que a independência financeira não será o seu destino final. Ela será o início da sua missão de vida.


Teremos uma nova aula na próxima semana. Até lá!

Acessar próxima aula
2017-08-09T09:57:52+00:00

Deixe um comentário

10 Comentários em "3. Objetivo"

Notificar-me de
avatar
Ordenar por:   novo | antigo | mais votado
Guilherme Silva Santana
Membro

Texto de muito alento para o coração e mente.

Ana Beatriz Caetano
Membro

Ansiosa para a próxima aula! Obrigada

Carla Lorena de Azevedo
Membro

Gostei muito!

Juliana Torii Tanaka
Membro

Olá, Leandro!
Eu já evoluí bastante lendo os seus livros e seus artigos, muito obrigada pelos seus ensinamentos! Estou caminhando em direção ao topo da minha montanha, espero alcancá-lo assim como você! Muito, mas muito obrigada mesmo! Grande abraço!

FRANCINEUDO PEREIRA LIMA
Membro

Como sempre um artigo que me ajuda chegar à independência financeira com sabedoria.Obrigado amigo Leandro! Abraço.

wpDiscuz